quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

A REPRESENTAÇÃO DA MULHER EM DAVID ALFARO SIQUEIROS - Denso, intenso, profundo

A obra dos muralistas mexicanos é ímpar nas artes plásticas mundiais, pela maneira como pintaram o povo, seu sofrimento, sua revolução. Eles defendiam a tese de que a arte deveria estar ao alcance do povo e não trancafiada em museus, por isto pintavam murais, pintavam em paredes, levavam a beleza e reflexão de sua arte revolucionária para o povo. " A pintura de mural surgiu como uma forma de protestar contra a tradicional pintura de cavalete, uma arte elitizada e individualizada. " http://joserosarioart.blogspot.com/2011/08/nossa-imagem-atual.html 

Siqueiros era um comunista que buscava retratar os problemas e sofrimentos de seu povo e criar uma identidade nacional para o país depois da revolução mexicana (1910 – 1921) com seus murais para prédios públicos. Foi o mais radical do trio. Marxista declarado por toda a vida, ele abraçou a ideia de arte coletivaque educaria o proletariado para a ideologia marxista.



Diego Rivera, Orozco e David Alfaro Siqueiros, foram os três muralistas mais importantes do Movimento Artístico do início do século XX, no México. 

Mural de Davi Alfaro Siqueiros no Hospital De la Raza: 

Pela completa segurança de todos os mexicanos

"É impossível separar o Siqueiros artista, do militante político convicto e extremado, o que lhe valeu várias prisões e exílios. Buscando asilo nos Estados Unidos em 1932, monta um ateliê experimental, onde descobre e aplica diversos materiais até então não utilizados. Volta ao México em 1940 e é acusado de participar de um atentado contra Trótski. Mais uma vez expulso de seu país, realiza murais no Chile, Cuba, e em 1950, obtém o Grande Prêmio da Bienal de Veneza. Também esteve na América Latina, fazendo conferências, inclusive no Brasil."http://joserosarioart.blogspot.com/2011/08/nossa-imagem-atual.html

MUJER EN LA CARCEL




LA PENITENCIARIA - 1930
Siqueiros inspirou-se na cultura precolombiana com um realismo naturalista.  esteve preso de 1962-1964 , era comunista filiado ao partido comunista mexicano
MULHER SENTADA

O CHORO
                                                                     MADRE PROLETÁRIA


Perdeu-se a noção dessa mãe proletária, sofrida, criando seus filhos.  A banalização da vida e da morte produzidas pela mídia televisiva, pela imagem já pronta que nos é vendida, enfiada goela abaixo, mina nossa sensibilidade, nossa solidariedade, nossa capacidade de entendermos o outro e sermos empáticos.

 , 
                                               VÍTIMA PROLETÁRIA 
Observo que ele tem uma atenção especial com a mulher, seja proletária ou campesina, a mulher do povo, a mulher sofrida, a mulher que chora, que se angustia, que desfalece de tanto sofrer, a mulher que lutava com seu homem pela liberdade e pela justiça.

LA NIÑA MADRE
ele fala dessa criança que virou mãe, os estupros , meninas pobres e vulneráveis diante dos soldados dos ditadores, e hoje, em nosso país, sem estarmos passando por uma revolução ou guerra declarada, temos maternidades cheias de meninas de 11, 12 e 13 anos de idade, grávidas, dando  luz a  outras crianças.

THE ELEMENTS


MURAL: A NOVA DEMOCRACIA

"De todas as obras dos muralistas, a de Siqueiros é de longe a mais difícil de ser reproduzida com certo sucesso. Isso se deve ao estilo, à técnica e aos espaços escolhidos para situá-los. Os lugares eram selecionados por ele, modificados ou construídos de modo a permitir que toda a área da parede ficasse completamente envolvida pelo clima pictórico da criação. Ele se utilizava de tintas industriais e pistola de jato, mas também se valeu da técnica da fotografia quando usou um projetor para distender as imagens sobre a parede.  Diferentemente de Orozco e Rivera, Siqueiros raramente pintou temas ligados à história mexicana, estando muito mais absorvido pela luta de classes no México de sua época."http://www.klepsidra.net/klepsidra6/muralismo.html

MÃE CAMPONESA

 Portrait of Present Day Mexico - David Alfaro Siqueiros  


RETRATO DE ANGÉLICA

A MARCHA DA HUMANIDADE


"No cárcere pintou cerca de duzentos quadros em dois anos, e projetou um novo mural, A Marcha da Humanidade, que executou já em liberdade."
Ottaviano de Fiore


Desfallecimiento

ANGÉLICA

Woman With Stone Mortar

Adicionar legenda



ANGÚSTIA


OS REVOLUCIONÁRIOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

o seu comentário será publicado após receber confirmação.

A violência contra a mulher é uma das formas mais cruéis de atentado aos direitos humanos